No Brasil, a luta pela inclusão social da grande maioria da população brasileira está necessariamente relacionada às questões de uma educação de qualidade para todos. O sistema público de ensino atende mais de 50 milhões de crianças e jovens, e é principalmente a escola a instituição responsável pelo desenvolvimento intelectual e social do cidadão. Cabe a ela, portanto, criar condições para o acesso dos alunos não só aos conhecimentos básicos da leitura e da escrita, das ciências e das artes, mas também às novas tecnologias.
Essa é uma necessidade que implica novos equipamentos e novas práticas educativas. Utilizar o computador, acessar a Internet são alguns requisitos básicos desse momento, de um processo de ensino aprendizagem de qualidade: um grande desafio para os gestores dos sistemas públicos de ensino e para os educadores.
A Internet é uma rede mundial de comunicação na qual é possível encontrar conteúdos de diferentes áreas do conhecimento, em diversos idiomas. Esse fato, no campo da ciência, por exemplo, contribui enormemente para o desenvolvimento da pesquisa, pois conecta estudiosos do mundo todo, eliminando barreiras de espaço e tempo, facilitando o acesso e a troca de informações, para citar apenas uma das possibilidades.
7 comentários:
Mas para que isso seja possível, é fundamental fornecer condições mínimas para adquirir o computador e oferecer acesso à internet. Somente desta forma, teremos realmente uma grande inclusão tecnológica da grande massa da população.
Nossa,que erudição colega.Estamos emocionadas com a sua criatividade.
Novo paradigma "O professor é orientador do estudo, ele estimula o aluno a querer saber mais, desperta a curiosidade, motiva-o a tornar o estudo cada vez mais interessante..."
Acho sempre válido o uso da tecnologia na educação. É um instrumento muito valioso, que possibilita ao professor ganhar o interesse dos alunos, estimulando-os na busca do conhecimento.
Gostei do texto.
Muito detalhista,parabéns! Katias.
Você se expressou muito bem, Ozana. Também acredito que a Escola precisa desempenhar esse papel de inclusão digital.Os alunos da rede particular ou das classes mais economicamente favorecidas têm essa possibilidade. Sendo a escola o espaço formal de educação, e´hora de promover a "alfabetização digital" para nossos alunos. Parabéns pelo texto!
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